Os objetivos de um projeto de intervenção se referem ao que queremos alcançar.
Dividem-se em:
a) objetivo geral: refere-se à mudança que se pretende alcançar com o projeto; é, por isso, uma afirmação sobre os resultados esperados da intervenção e aponta uma direção ao projeto.
b) objetivo específico: é a realização do objetivo geral; norteia os passos, os processos para que possamos alcançar o objetivo geral.
Refere-se a cada uma das fases, das estratégias e medidas necessárias para atingir os resultados, por isso segue uma graduação e uma sequência de ações.
Precisa ser contextualizado, mensurável, factível, com referência temporal e da população-alvo e integrado aos resultados gerais esperados com a intervenção.
É importante destacarmos que, na perspectiva de atenção proposta neste módulo, os objetivos específicos das intervenções devem apontar, de maneira geral, para o conjunto de estratégias e ações que visam acolher a diversidade de situações de risco e de problemas relacionados ao uso de drogas, focando nas necessidades reais da população-alvo, e do contexto de vida em seu território.
Não devem corresponder, portanto, a uma formulação dicotômica do tipo bom/mau, drogas não/drogas sim, mas a um enfoque muito mais realista e
centrado na possibilidade de solucionar alguns aspectos do contexto de uso ou reduzir riscos e danos consequentes a determinados tipos de consumos de drogas.
Nessa perspectiva, os participantes devem ser considerados corresponsáveis pelas ações no projeto, sendo estimulados em seu protagonismo.
Os objetivos devem seguir o padrão SMART, ou seja, devem ser definidos de acordo com os seguintes critérios:
COMO FAZER
Faz-se, portanto, necessário delimitar um marco teórico de compreensão do problema do consumo de drogas e escolher um modo de realizar ações previstas.
As diretrizes conceituais e concepções norteadoras devem dar sustentação para o projeto em construção e permitir a compreensão, de modo mais amplo, da problemática escolhida para intervenção, tanto quanto sustentar a sua justificativa e nortear a direção para a metodologia a ser empregada.
Aqui é o momento de realizar uma pesquisa bibliográfica para embasar o projeto, selecionando o material para leitura que está relacionado ao foco da intervenção.
Nesse sentido, você deve determinar a perspectiva ou o referencial teórico que irá sustentar ou dará respaldo técnico à proposta de intervenção.
É importante atentar para que haja uma coerência entre o referencial teórico escolhido e a metodologia de intervenção proposta.
VÍDEOS
Assista a série completa com todos os passos para seu projeto de intervenção:
Vídeo 1 Início - youtu.be/1e3jpWcpRQ8
Vídeo 2 Justificativa - youtu.be/aZ2eaXK5WVI
Vídeo 3 Tema do projeto - youtu.be/Q08UXtf5MsE
Vídeo 4 Objetos e princípios youtu.be/iMs4dn6GR2w
Vídeo 5 Metodologia - youtu.be/q1toYVAv5Vs
Vídeo 6 Recursos - youtu.be/mJ-RGSQlltU
Vídeo 7 Monitoramento - youtu.be/3x_DoxV3vXI
Video 8 Cidadania - youtu.be/AaOLgOjvGQU
Baixe o guia em PDF com todas as orientações:
EmoticonEmoticon