O estudo de redação possui dois pilares: persistência e regularidade.
Persistência porque ninguém nasce sabendo escrever e leva tempo até você se adaptar ao estilo textual necessário, ficar atento a erros gramaticais que muitas vezes nem percebemos e criar um repertório bom para temas variados.
Então, não desista! A maior parte dos estudantes demora meses para tirar boas notas em redação. Pode ser que você também leve um tempo, mas, se não parar, vai chegar lá.
A regularidade diz respeito à frequência de estudo. É como nos esportes: se passamos muito tempo sem treinar, perdemos o pique.
É importante escrever com frequência (um texto por semana, digamos), para nossas habilidades não ficarem fora de forma.
TÍTULO: Ele é opcional.
Se a sua redação possuir um título irá impressionar o corretor, mas entre um título genérico ou que fuja do tema sempre opte por não possuir um título.
Uma dica, é o título ser uma frase síntese da proposta ou de algum autor citado ao longo texto.
1º PARÁGRAFO/INTRODUÇÃO:
Comece apresentando uma síntese do tema da redação (vale reescrever a proposta com outras palavras), isso vai mostrar ao corretor que você compreendeu o que foi apresentado. Apresente a sua tese (se é contra/a favor). Crie uma frase que CONECTE aos próximos parágrafos.
2º PARÁGRAFO:
Aqui você vai discutir um pouco mais o problema e argumentar sobre. É interessante retomar a sua tese do primeiro parágrafo – assim os parágrafos do texto “conversam entre si”.
3º PARÁGRAFO:
É praticamente o mesmo esquema do parágrafo anterior, discute um lado do problema e argumenta sobre ele. É interessante citar algum autor ou trabalhar a sua intertextualidade (se o tema der espaço traga um pouco das outras disciplinas para ele, o enem adora isso!)
4º PARÁGRAFO:
Nos parágrafos 1 e 2 você apresentou 2 problemas, certo? Agora ta na hora de resolver!
A banca do enem analisa sempre quais intervenções você apresentar. Então sempre apresente duas soluções, sendo uma paliativa e outra a longo prazo.
Solução paliativa: Quem? Como? Para o que? <<< Responda essas perguntas em no máximo 3 linhas.
Solução a longo prazo: Quem? Como? Para o que? <<< Responda essas perguntas em no máximo 3 linhas.
5º CONCLUSÃO:
Esse é o parágrafo mais temido. O indicado é começar ele com um conectivo de conclusão: Por tanto, Concluímos, Tendo em vista todo esse panorama....
E fazer um breve resumo sobre o PROBLEMA em 1 ou 2 linhas. Junto de uma pequena análise do que vai acontecer quando o problema for resolvido.
Algumas vezes é bacana deixar o texto “redondo”, isso é, fazer com que o parágrafo de conclusão retome o que foi dito na introdução.
VÍDEO 👉 Como tirar nota 1000 em qualquer Redação CLIQUE AQUI
Outras considerações:
• Uma dica é exemplificar durante os parágrafos centrais do texto. Quanto mais rico de exemplos e argumentos, maior é a sua chance de tirar uma nota alta.
• Sempre construa o seu texto de uma forma harmoniosa, o número máximo de linhas permitidas no enem é de 30.
Na redação exemplificada meu texto ficou da seguinte forma: Introdução 5 linhas, 2o parágrafo 5 linhas, 3o parágrafo 6 linhas, 4o parágrafo 7 linhas, conclusão 4 linhas.
Todos os parágrafos possuem um número próximo de linhas, o que deixa o texto mais agradável visualmente.
• Intervenções tecnológicas!
É sempre bom apresentar soluções que envolvam a tecnologia, se bem contextualizadas, farão com que o corretor finalize a sua redação com outros olhos.
• Conectivos: o texto tem que estar conversando entre si durante todo o seu desenvolvimento. Para isso, use e abuse de conectivos.
VEJA AQUI a tabela com alguns conectivos interessantes para redação:
BAIXAR PDF
Baixe aqui apostila guia para redação ENEM:
1 Como escrever a redação ENEM
2 Não faça isso na redação ENEM
3 Descobrir tema redação ENEM
4 Repertórios para redação ENEM
5 Escrevendo uma redação nota 1000
- Redação Master 1
- Redação Master 2
Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe com seus amigos!
EmoticonEmoticon