Nesse artigo você estudante da Universidade Paulista UNIP, terá todas as orientações necessárias pala elaborar e organizar seu trabalho de TCC ou monografia de forma padronizada conforme as normas da ABNT.
1 ESTRUTURA DO TRABALHO ACADÊMICO
Em relação a Monografia desenvolvida nos cursos de pós-graduação latu sensu da Unip, a sua estrutura deverá ser composta dos elementos, na ordem em que se apresenta a seguir:
• Elementos pré-textuais:
o Capa
o Folha de rosto
o Folha de Aprovação
o Dedicatória (*facultativo)
o Agradecimentos (*facultativo)
o Epígrafe (*facultativo)
o Resumo
o Sumário
• Elementos textuais:
o Introdução
o Desenvolvimento em capítulos numerados
o Conclusão
• Elementos pós-textuais:
o Referências Bibliográficas
o Apêndices
o Anexos
ESTRUTURA INTERNA
3 ORIENTAÇÃO PARA A INTRODUÇÃO
A Introdução tem o objetivo de situar o leitor no contexto do trabalho, apresentando obrigatoriamente os seguintes elementos, em forma de texto:
• O tema escolhido;
• O objetivo do autor com a escolha desse tema (o que quer mostrar com o trabalho, qual será o problema abordado, possíveis hipóteses para esse problema, a serem verificadas);
• A delimitação do trabalho, isto é, o que se propõe fazer, que aspectos analisar (até onde se propõe fazer);
• A justificativa do trabalho, destacando a importância do tema abordado (porque esse tema merece ser abordado – qual é a relevância que o trabalho terá);
• Apresentar as definições necessárias para compreensão do tema.
• Especificar a metodologia esclarecendo a forma utilizada para a análise do problema (pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo, pesquisa qualitativa e/ou quantitativa, entrevistas, ...).
• Apresentar a forma como está estruturado o trabalho escrito e o que contém cada uma de suas partes (cada capítulo).
😉 SUPER RECOMENDADOS
- Orientador virtual Monografis para TCC
- 20 Modelos de Slides Prontos Para TCC
- O Segredo para ler 3x mais rápido
- Jovem mostra como passou em 10 concursos federais
GUIA DE NORMATIZAÇÃO ABNT UNIP
4 ORIENTAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DO TEXTO
O corpo do trabalho é onde o tema é discutido pelo autor, o problema é abordado, as hipóteses são testadas e as análises são realizadas, de maneira a se comprovar alguma das hipóteses definidas, ou mesmo propor alguma solução para o problema apresentado, baseado nos dados levantados através das pesquisas realizadas.
A monografia deve ser desenvolvida “DO GERAL PARA O ESPECÍFICO”, isto é, partindo dos conceitos gerais que englobam o tema do trabalho (O FOCO), afunilar a análise para concentrar o trabalho no problema definido ao início.
Exemplo 1: para analisar a importância da cordialidade do vendedor nos resultados de venda pessoal em lojas de produtos eletrônicos, será necessário desenvolver:
a) Conceitos de gestão do relacionamento com clientes;
b) O mercado varejista de produtos eletrônicos;
c) Requisitos necessários para o atendente;
d) Análise comparativa entre os diversos requisitos, com dados obtidos de entrevistas junto a clientes e os resultados de vendas medidos durante determinado período em determinado estabelecimento.
Exemplo 2:
• Tema: o apagão da mão de obra hoteleira em Campinas;
• Objetivo: analisar os motivos da dificuldade de preenchimento de vagas de emprego no sistema hoteleiro da região de Campinas;
• Justificativa / Relevância: o aumento da demanda hoteleira com o aquecimento da economia e ainda com a Copa do Mundo de Futebol e as Olimpíadas que se realizarão no Brasil, com reflexos diretos em Campinas.
• Hipóteses a serem testadas: despreparo da mão de obra disponível no mercado ou inexistência de mão de obra disponível no mercado.
• Como obter dados: pesquisa de campo (entrevista) junto a hotéis e a associações de classe, pesquisa bibliográfica em publicações especializadas.
• Como estruturar o trabalho (uma das possibilidades):
a) O turismo no Brasil
b) O mercado de trabalho de Campinas
c) Mercado hoteleiro e seus requisitos
d) Análise da mão de obra de Campinas
5 ORIENTAÇÃO PARA A CONCLUSÃO
A conclusão é a parte final do texto. Deve retomar o problema inicial, revendo os objetivos e se foram atingidos, bem como verificando as principais contribuições, avaliando pontos negativos e positivos. É onde o autor se coloca com liberdade científica, avaliando os resultados obtidos e propondo soluções e aplicações práticas.
Uma alternativa válida para a elaboração da conclusão é montar um parágrafo de resumo (com os principais aspectos desenvolvidos) para cada capítulo do trabalho (inclusive a introdução), e estruturá-la de maneira a dar sentido ao texto.
6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
É o conjunto de indicações que possibilitam a identificação de documentos, publicações, no todo ou em parte. Os exemplos estão expressos no arquivo em anexo.
7 APÊNDICES
Material elaborado pelo autor a fim de complementar sua argumentação ao trabalho apresentado. Pode ser composto de fotos, mapas, tabelas, entrevistas, gráficos, roteiros.
8 ANEXOS
É todo material suplementar de sustentação ao texto, que não foi elaborado pelo autor do trabalho, como por exemplo matérias de revista ou jornal, leis, normas de qualidade, etc.
9 ORGANIZAÇÃO DO CORPO DO TEXTO - CITAÇÕES
Citação -
“Menção no texto, de uma informação colhida em outra fonte (escrita ou oral), para esclarecimento do assunto em discussão ou para ilustrar ou sustentar o que se afirma” (UFPR, 1992, p.1).
É importante ressaltar que todas as obras citadas em um trabalho, obrigatoriamente, devem constar nas referências, e preferencialmente em ordem alfabética. Nas citações a autoria deve ser feita apenas com a inicial maiúscula ou toda em maiúscula quando estiver entre parênteses. Os exemplos estão expressos no arquivo em anexo.
A citação correta de um texto, de parte de texto ou base de texto (quando o autor usa um texto de outro autor para, a partir daí elaborar o seu próprio texto através da alteração de palavras ou mesmo inclusão de outras) utilizada de outro autor garante a preservação da propriedade intelectual do material utilizado. A inobservância desta recomendação sujeita o autor do texto ao crime de plágio, com a conseqüente desclassificação da monografia.
BAIXAR MODELOS E ORIENTAÇÕES AQUI
APRENDA + RÁPIDO
VEJA TAMBÉM
- Como Inserir Números de Página Corretamente
- Organizar Sumário e Títulos
- Técnica de Aprendizagem Acelerada
EmoticonEmoticon