Modelo de TCC UNICSUL (Universidade Cruzeiro do Sul)

Modelo de TCC UNICSUL

Como formatar uma Monografia ou trabalho de conclusão de curso (TCC) da Universidade Cruzeiro do Sul EAD (UNICSUL), baixe as orientações e o modelo em Word para realizar seu trabalho.

Todo trabalho acadêmico (em especial, as dissertações e teses) deve adotar uma estrutura que privilegie a compreensão total do texto. Essa estrutura se constitui em três partes, de acordo com ABNT NBR 14724, ou seja, em pré-texto, texto e pós texto

O corpo do trabalho pode sofrer alterações em função do tipo de pesquisa e das necessidades de desdobramentos das partes (capítulo), conforme o conteúdo.



Pré-Texto



O pré-texto é composto pelas páginas que antecedem o corpo principal do trabalho, aqui denominado como texto. 


Capa (Obrigatório)



A capa, que é padrão, contém as seguintes informações: o nome da Instituição, o nome do Programa e a especificação de Mestrado ou Doutorado. 

Folha de Rosto e Verso (Obrigatório)

Esta folha deve conter todos os dados de identificação da publicação,
incluindo nota com informação específica sobre grau, curso, área de concentração e título, número do volume, se houver mais de um. 


Os dados são:

  • Nome da instituição;
  • Nome do programa;
  • Nome do curso ou ·rea;
  • Título da dissertação ou tese;
  • Nome do autor ;
  • nome do orientador e co-orientador, se houver;
  • nota específica sobre a dissertação ou tese, e
  • local e data


Folha de Aprovação (Obrigatório)


Esta folha deve ser assinada por todos os membros da Banca Examinadora no dia da defesa.

Deve conter:

  • Título da dissertação ou tese;
  • Autor;
  • Nota informando se é dissertação ou tese;
  • Orientador e co-orientador, se houver;
  • Nome completo dos membros da banca examinadora, local para assinatura e
  • Instituição;
  • Local e data de aprovação



Páginas Preliminares (Opcional)



São dedicatórias na qual o autor dedica seu trabalho ou presta homenagem a alguém;

Agradecimento(s): registrar aqui os agradecimentos às instituições e/ou
agências de fomento à pesquisa e aos bolsistas que colaboraram no decorrer do trabalho, se estas situações existirem. 

Todo o texto deve ser centralizado na página, não se deve alterar a formatação do texto usado no modelo desta publicação. O conte˙do deve ser claro e objetivo, evitando-se par·grafos longos

Epígrafe: citação de um pensamento relacionado ao conteúdo da publicação.


Resumo (Obrigatório)



O resumo deverá estar inserido numa única página, encabeçada pela referência do próprio trabalho e finalizando com a indicação de palavras-chave. 

Deve ser redigido na 3ª pessoa do singular, com o verbo na voz ativa, não
ultrapassando 500 palavras. Não se deve usar margem antes de parágrafos. Deve- se evitar fórmulas, equações e símbolos que não sejam de uso corrente. Sugere-se uma sequência de parágrafos com o seguinte conteúdo:

1 Parágrafo - geral, situando o trabalho;
2 Parágrafo - objetivos;
3 Parágrafo - descrição da metodologia (material e métodos);
4 Parágrafo - relato da própria experiência;
5 Parágrafo - resultados obtidos;
6 Parágrafo - Conclusão: 
- aspectos positivos, 
- avanços / progressos. 


Abstract (Obrigatório)



Todo o conteúdo da página de Resumo (item 2.1.5) deverá ser traduzido para o inglês, incluindo as palavras-chave.


Lista de Ilustrações (Opcional)



Deve conter relação de ilustrações (desenho, figuras, gráficos, esquemas, fotos, quadros etc.) na mesma ordem de apresentação do texto, com indicação de página.

Lista de Tabelas (Opcional)


Deve conter relação de tabelas na mesma ordem de apresentação do texto, com indicação de página.

Lista de Abreviaturas e Siglas (Opcional)


Devem-se relacionar as siglas utilizadas no texto, com seus respectivos significados e unidades no sistema internacional de unidades (SI), separadas em: Latinas, Gregas, Superescritos, Subscritos, Abreviaturas e Siglas.

Lista de Símbolos (Opcional)


Devem-se relacionar os símbolos utilizados no texto, com seus respectivos
significados e unidades no sistema internacional de unidades (SI), separados em: Latinos, Gregos, Superescritos e Subscritos.

Sumário (Obrigatório)


Apresenta a enumeração das partes da publicação, na ordem e grafia em que
aparecem no texto, precedidas de indicativo numérico da seção/capítulo, e seguidas da indicação da página correspondente (norma ABNT-NBR-6027), 

Observações:

As páginas que antecedem o sumário não devem constar no mesmo. O sumário dever· conter todas as seções e subseções adotadas pelo autor. Deve-se utilizar numeração progressiva para indicação das seções e subseções (Norma ABNT-NBR-6024).

Texto


Os itens que seguem podem ser subdivididos em mais de um capítulo, de acordo com o conte˙do e especificidade do tema desenvolvido pelo autor.

Introdução


Deve apresentar uma vis„o global da pesquisa, incluindo: breve histórico,
importância e justificativa da escolha do tema, delimitações do assunto, formulação de hipóteses e objetivos da pesquisa. Pode ser apresentado um parágrafo final com sucinta descrição da estrutura da dissertação ou tese.

Revisão da Literatura (ou Revisão Bibliográfica, Estado da Arte, Estado
do Conhecimento)

O autor deve registrar seu conhecimento sobre a literatura básica do assunto, discutindo e comentando a informação já publicada. 

A revisão deve ser apresentada, preferencialmente, em ordem cronológica e, se for o caso, subdividida por grandes assuntos, procurando sempre mostrar a evolução histórica do tema.

Metodologia e Corpo da Dissertação/Tese


Deve apresentar a metodologia utilizada no desenvolvimento da pesquisa para que a mesma possa ser reconstituída. Deve também apresentar descrição das

experiências e a metodologia para a obtenção de resultados.

Resultados e Discussões


Deve-se descrever detalhadamente os dados obtidos pelo autor. Normalmente, são incluídas ilustrações, como: quadros, tabelas, gráficos etc. Sugere-se efetuar a comparação dos dados obtidos e/ou resultados com aqueles descritos na revisão de literatura, incluindo os comentários sobre os estudos de outros autores.

Conclusões e Sugestões


Deve-se finalizar o trabalho com uma resposta às hipóteses especificadas na
introdução. O autor deve manifestar seu ponto de vista sobre os resultados obtidos; não se deve incluir neste capítulo novos dados. 

A partir da dissertação ou tese, alguns assuntos que foram identificados como
importantes para serem explorados poder„o ser sugeridos como temas para novas pesquisas.

Referências


Deve-se apresentar o conjunto de documentos citados no texto em ordem alfabética de sobrenome de autor. Observar as Normas de Referências da ABNT - NBR 6023 ou Vancouver.

Bibliografia (Opcional)


Deve-se apresentar os documentos utilizados para a elaboração da dissertação ou tese, que n„o foram citados no texto, em ordem alfabética de sobrenome de autor.

Glossário (Opcional)


Apresenta o conjunto de termos pouco conhecidos e específicos da área, utilizados no texto, com as respectivas definições, em ordem alfabética.

Apêndice(s) (Opcional)


Para não quebrar a sequência lógica do texto, o autor pode apresentar tabelas, quadros e outras informações, de autoria própria, em Apêndices. Cada apêndice deverá ser identificado por letras maiúsculas e ter título próprio. A paginação do Apêndice é contínua e sequente à do texto.

Anexo(s) (Opcional)


Para não quebrar a sequência lógica do texto, o autor pode apresentar tabelas, quadros e outras informações obtidas ou publicadas por outros autores, em Anexos. Cada anexo deverá ser identificado por letras maiúsculas e ter título próprio. 

paginação dos Anexos é contínua e sequente à do texto.

Índice(s) (Opcional)


Relação de palavras ou frases, ordenadas segundo determinado critério, que

localiza e remete para a página das informações contidas no texto.

Orientações sobre Citações, Notas e Ilustrações


Para a citação de autores, no corpo do trabalho, deve-se adotar Autor (data), por exemplo: Salles (2005). No caso de citação direta, transcrita, ou de figuras, especificar após a data, a página da referida citação, por exemplo: (VANALLI, 2004, p.17). 

O uso de chamada numérica deve ficar restrito às notas de rodapé, para
explicações específicas e não para referências. 

Todo autor citado deverá constar do item REFERÊNCIAS, no final da publicação, referenciado conforme a norma ABNT - NBR 6023, em uma única ordem alfabética de sobrenome de autor. 

As ilustrações poderão ser apresentadas em tabelas (quando incluir dados numéricos) e figuras (para as demais ilustrações). 

Recomenda-se respeitar os destaques (negrito e maiúscula) nos títulos das
ilustrações. No caso de tabela, o título se localiza acima da mesma e no caso de figuras, localiza-se abaixo. Em qualquer tipo de ilustração citada, a fonte deverá ser mencionada abaixo da mesma. 

As citações diretas (transcrições), com mais de 3 linhas, devem ser digitadas com espaçamento simples e com recuo de 4 cm da margem esquerda da folha. As citações indiretas criadas com base na obra de autor consultado, em que se reproduz o conteúdo e ideias do documento original dispensa o uso de aspas duplas.

APRESENTAÇÃO GRÁFICA


Com a finalidade manter a mesma qualidade gráfica da produção acadêmica
discente, são apresentadas as diretrizes a serem seguidas na elaboração das
dissertações e teses, que se referem à: formatação do texto, paginação e impressão.

Formatação da Página


A formatação de todas as páginas deve respeitar as seguintes características:

Tamanho da Folha: A4 (21,0 x 29,7 cm);

Margens: superior: 3 cm; inferior: 2 cm; esquerda: 3 cm; direita: 2 cm;

Fonte: Arial;

Corpo do texto: tamanho da fonte: 12 pts. Espaçamento depois: 12 pts. 

Espaçamento entre linhas: 1,5 linha. 

Justificação: total (deve-se justificar o texto na folha);

Sessão primária (Título): tamanho da fonte: 14 pts, em negrito e caixa alta. 

Espaçamento depois: com 42 pts. 

Espaçamento entre linhas: 1,5 linha. 

O texto deve ser justificado à esquerda;

Sessão secundária (Subtítulo): tamanho da fonte: 12 pts, em negrito, sendo a
primeira letra de cada palavra em maiúscula. 

Espaçamento Antes: com 12 pts. 

Espaçamento depois: com 24 pts. 

Espaçamento entre linhas: 1,5 linha. O texto deve ser justificado ‡ esquerda;

Sessão terciária (Subtíulo): tamanho da fonte: 12 pts, em negrito, sendo a
primeira letra de cada palavra em maiúscula. 

Espaçamento Antes: com 12 pts. 

Espaçamento depois: com 12 pts. 

Espaçamento entre linhas: 1,5 linha. 

O texto deve ser justificado à esquerda;

Cabeçalho e Rodapé: 


O cabeçalho deve ser posicionado a 2 cm da extremidade superior da folha. O rodapé deve ser posicionado a 2 cm da extremidade inferior da folha. Em ambos os casos, o tamanho da fonte deve ser igual à 10 pts. 

Citações Longas: 


as citações longas (mais de três linhas) devem ser posicionadas com parágrafo de 4 cm da margem esquerda da folha. O tamanho da fonte deve ser igual à 10 pts.

Impressão


Para publicações com até 150 folhas, recomenda-se que seja utilizado apenas um lado da folha para a impressão. Entretanto, nas situações em que o número de folhas ultrapassar este limite, a impressão deve ser realizada em ambos os lados da folha. 

O referido limite foi estabelecido em função da capa utilizada para encadernação. 

Nos casos em que o documento ultrapassar 150 folhas, mesmo com a impressão em ambos os lados, a obra deve ser publicada em mais de um volume. 

As páginas que antecedem o primeiro capítulo da publicação, as quais são denominadas pré-texto, devem ser impressas em apenas um lado da folha. A impressão em dois lados deve ser iniciada no corpo de texto do trabalho (item 2.2).

Paginação


Todas as folhas do trabalho, a partir da folha de rosto, devem ser contadas
sequencialmente, mas n„o numeradas. A numeração é colocada a partir da primeira folha da parte textual, em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior, ficando o último algarismo a 2 cm da borda direita da folha. 

No caso do trabalho ser constituído de mais de um volume, deve ser mantida uma sequência de numeração das folhas, do primeiro ao último volume. Em havendo apêndice e anexo, as folhas devem ser numeradas de maneira contínua e sua paginação deve dar seguimento à do texto principal.

A estratégia de numeração das páginas é definida em função da impressão da
publicação, ou seja, se a mesma é realizada em apenas um lado da folha ou em ambos os lados. 

Para publicação impressa em apenas um lado da folha, o número da página deve ser posicionado no canto superior da mesma, dentro de seu cabeçalho com justificação à direita. Já as publicações que forem impressas nos dois lados da folha, a numeração das páginas pares e Ímpares se diferem, sendo:

Páginas pares: 


A numeração deve ser posicionada no canto superior, dentro do
cabeçalho da mesma, com justificação à esquerda;

Páginas Ímpares: 


a numeração deve seguir o mesmo padrão das publicações que são impressas em apenas uma lado da folha.

Todo início de capítulo deverá ocorrer em nova página. No caso de impressão nos dois lados da folha, o capítulo deverá iniciar em página ímpar. 

Podem ocorrer casos em que a página anterior fique totalmente em branco, entretanto, a mesma é considerada durante a numeração e não deve, evidentemente, receber os algarismos da numeração. 

A página inicial do capítulo é contata, porém, a numeração deve ser omitida.

MODELO DE TCC UNICSUL


Confira um modelo padronizado de um trabalho acadêmico de pós graduação da UNICSUL:

SAIBA MAIS AQUI 





CONCLUSÃO


Este texto, em sua primeira versão, está disponível na página da Pré-reitoria de Pós- graduação e Pesquisa (www.unicsul.br/pos) e na página da Biblioteca
(www.unicsul.br/biblioteca). Para facilitar o uso destas diretrizes, o aluno poder· criar seu próprio arquivo a partir dos modelos contidos nos anexos, respeitando toda a formatação adotada. 

Assim, quando da conclusão da dissertação ou tese, seu trabalho estará em condições de ser avaliado, também, pelo aspecto da apresentação, conforme as normas brasileiras de documentação. 

Os Anexos que seguem contém modelos organizados em três partes, seguindo a mesma subdivisão sequencial apresentada neste documento: Pré-texto, texto e, pós texto. 

Deve-se também esclarecer que os exemplos não estão acompanhados de regras, pois elas constam das normas da ABNT, as quais recomenda-se que sejam adquiridas pelos usuários. 

Foram utilizados e adaptados modelos das seguintes fontes:

BAPTISTA, E. A. Desenvolvimento de um sistema especialista para a
otimização do processo de usinagem. 2000. 194 f. Dissertação (Mestrado em
Engenharia de Produção)Faculdade de Engenharia Mecânica e de ProduÁ„o, Universidade Metodista de Piracicaba, Santa Bárbara doeste, 2000. 

CASTRO, M. V. Uma proposta de um Ambiente Virtual Colaborativo para o
Ensino de Astronomia. 2006. 100 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de
Ciências e Matem·tica) Universidade Cruzeiro do Sul, S„o Paulo, 2006. 

FIGUEIREDO, F. F. Educação superior e mobilidade social: limites, possibilidades e conquistas. 2006. 241 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.

VEJA TAMBÉM


- 3 Exemplos de Fundamentação Teórica
- Software Orientador de TCC
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